VIA VERDE PARA O DESENVOLVIMENTO…SÃO BRÁS DE ALPORTEL ON
Este mês fomos ao encontro de Magali Lenoir, um exemplo de empreendedorismo e integração na nossa comunidade. Proprietária do estabelecimento Calçadinha Concept Store, traz ao Largo de São Sebastião, um espaço de cultura e bom gosto, muito inspirador.
Com espírito empreendedor e irreverente, Magali Lenoir, natural de França, trouxe a São Brás de Alportel um conceito completamente original, diferente do que existia até então neste concelho.
No espaço onde antes existia o tradicional Café Dois Irmãos, no Largo de São Sebastião. Magali viu a possibilidade de conciliar vários mundos. À primeira vista, o Calçadinha Concept Store é uma cafetaria ou casa de chá, um local que acolhe o momento de pausa de quem ali pára e toma o seu chá ou café. Contudo, este espaço de ambiente tranquilo e acolhedor é, simultaneamente, uma loja de decoração, onde são disponibilizados imensos artigos vestidos de bom gosto. Mas esta loja não se fi ca por aqui. A tudo isto, Magali alia ainda a prestação de diversos serviços, entre os quais a sua consultoria para renovação de casas e a disponibilização do espaço para workshops, concertos e muitas propostas diversificadas onde podem acontecer infinitas parcerias. No fundo, este é um espaço onde Magali Lenoir concilia um pouco de cada área que a preenche. “Eu quis combinar todas as minhas paixões para fazer o meu trabalho: decoração, restauração e o contato com as pessoas através dos serviços.”
Depois de 15 anos a trabalhar com jovens na área de educação especializada, a sua área de formação, esta empreendedora sentiu que precisava de fazer algo diferente. Ainda na França iniciou-se na área do turismo, onde abriu duas Guests Houses e renovou dezenas de casas que transformou em alojamento local. Percebeu então que queria criar um projeto inovador, e não desistiu até torná-lo realidade. Quis o destino que numa passagem de férias por São Brás de Alportel se apaixonasse por esta vila, de tal forma que teve a certeza de que este era o lugar certo para o viver e construir o seu negócio.
Quase um ano depois de inaugurar o Calçadinha Concept Store, Magali tem já uma rotina bastante preenchida. “Os meus dias começam cedo e terminam tarde” conta-nos, explicando como distribui os seus dias pelas várias áreas de trabalho. “De manhã abro a loja para receber os meus clientes depois de já ter ido fazer as compras. Após o almoço, vou para as minhas obras de renovação e volto a abrir a loja ao fim de tarde. De noite faço as encomendas.” Dias que vive com alegria, numa rotina que traz sempre algo de novo e onde procura crescer e aprender diariamente. “Todos os dias temos de encontrar soluções para resolver os problemas que surgem e fazer as melhores escolhas para a empresa. E, claro, deixar todas as despesas pagas. Não é fácil, mas sinto-me muito motivada, porque faço o que eu amo. É sempre um prazer fazer um trabalho que amamos”.
É com esse entusiamo e chama da paixão, que enfrenta aquelas que se apresentam como as suas maiores dificuldades: estar num País novo, com uma nova língua, onde ainda não conhece perfeitamente como as coisas acontecem. “Ainda tenho de aprender muitas coisas. Preciso de entender a situação econômica, o funcionamento da vila, os hábitos das pessoas… são muitas coisas que ainda não sei.” Desafios que, ainda assim, nada a impedem de continuar a criar projetos futuros. A longo prazo Magali diz que já tem novos projetos em mente, e que ideias não faltam, mas por agora prefere mantê-los reservados.
Pedimos um conselho que daria a alguém que quer ser empreendedor:
“Ser corajoso! E pensar muito bem no projeto antes de começar, avaliar os riscos financeiros. E…claro, acreditar nos seus sonhos!”
Quisemos saber se São Brás de Alportel é um terreno fértil para o empreendedorismo.
“Penso que sim. Especialmente porque se sente muito apoio por parta da Câmara. Sempre fui ouvida e apoiada pela equipa da Camara Municipal e pela Vereadora Marlene, que me acompanhou sempre nos meus projetos. E São Brás necessita de projetos diferentes e inovadores para dar resposta tanto à população portuguesa como à internacional.”
Perguntámos se existem mais sonhos?
“Sim! Há alguns, mas o principal é continuar a viver este sonho português… Aqui, em São Brás de Alportel!”
Conheça Melhor o Projeto
Magaly Lenoir
Telefone: 927 660 619 | E-mail: calcadinhaconceptstore@gmail.com
Morada: Largo de São Sebastião nº24, 8150-107 São Brás de Alportel
Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel, sob coordenação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, localizado no Centro de Apoio à Comunidade
Texto: Sofia Silva /Verónica Chapuça
Caso gostasse que a sua história ou a história de alguém que conhece, fosse contada nesta coluna, contacte-nos: tel. 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt