Não à desregulamentação dos alimentos com novos OGM!
O nosso sistema democrático está tão frágil que a Comissão Europeia desrespeita o parecer do Tribunal de Justiça da União Europeia (Julho 2018) e teima em abolir as regras de rotulagem e enfraquecer o controlo de segurança para a 2ª geração de OGM, os Novos OGM . Se tal acontecer perderemos o direito de escolher o que comemos e semeamos, enquanto as mega-empresas de agroquímicos ganham uma nova fonte de lucros à custa dos recursos que urge preservar.
O poder económico capturou o poder político, e o poder político serve-se a ele próprio ao invés de proteger os comuns que asseguram a sobrevivência de todos: biodiversidade, solo, água, ar, minerais, sementes, património genético (ameaçado pelas patentes e OGM), …
Na Europa, onde vigora o princípio da Precaução, os OGM são olhados com desconfiança. A produção e comercialização de produtos e alimentos GM é reduzida, e tudo tem de estar referido no rótulo, respeitando-se a liberdade de escolha. Para além da falta de estudos independentes que provem a sua segurança os OGM não só não foram solução para nada como têm multiplicado os problemas associados : – as variedades tradicionais estão a desaparecer, a resistência das pragas está a aumentar tal como o uso de pesticidas/herbicidas.
Se é compreensível que os investimentos tenham o retorno da sua comercialização, fará sentido que a busca de lucro crie mais problemas do que aqueles que o investimento pretende resolver? Claro que não! No entanto exemplos destes abundam, veja-se a situação do plástico. Foi usado para nos facilitar a vida, o que nos soube bem, mas agora temos um grave problema planetário, e sem solução à vista. Terá valido a pena? É sensato continuar a comercializar produtos sintéticos sem um forte controle ético, jurídico e ambiental ?
Quantas mais desgraças são precisas para aprendermos que a boa tecnologia é aquela que não ameaça a Natureza ?
Muitas das galinhas caseiras comem milho OGM, devidamente rotulado, porque é que os donos não reparam nisso? Dada a sua especificidade e a falta de interesse dos média, a problemática dos OGMs não é ainda conhecida do grande público. OGM, o que é ? Os seres vivos são constituídos por células que guardam a sua informação hereditária (que os pais passam aos filhos) na molécula de ADN. Esta molécula enrolada sobre si própria forma um cromossoma. Gene á a parte do cromossoma que codifica uma proteína. Os cromossomas e os genes interagem entre si de forma complexa e ainda pouco conhecida. Quando o ADN é modificado em laboratório (engenharia genética) obtém-se um organismo geneticamente modificado (OGM), que sendo sintético é patenteado e vendido como qualquer mercadoria (biotecnologia). |
A petição que contesta a desregulamentação dos Novos OGM reuniu 36 organizações da sociedade civil europeia e pode ser subscrita no site da Plataforma Transgénicos Fora, onde tambémestá um guia rápido sobre os Novos OGM e o que está em causa. |