Logo Jornal Sambrasense 2025
4 de Fevereiro de 2026

Mensal, dia 20 | 1,50€ (c/IVA)
PRESIDENTE BRUNO SOUSA COSTA | DIRECTOR JOSÉ PEREIRA
CHEFE DE REDAÇÃO ISA VICENTE | PAGINADORA STEFANIE BOUCINHA

16 Janeiro, 2026 | Destaque, Património

Auto Reparadora TLourenço

Lourenço
Lourenço

POR VALES DA MEMÓRIA

… À DESCOBERTA DAS LOJAS, EMPRESAS E CASAS COM HISTÓRIA

Município de São Brás de Alportel

Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel – Pelouro do Património

Sugira-nos lojas, empresas e casas com histórias. Entre em contacto connosco: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt

TLourenço

Prosseguimos o nosso caminho, por Vales da Memória…

Hoje vamos até aos Barrabés, onde se encontra a Auto Reparadora TLourenço, que desde 1980 mantém vivo o ofício da mecânica automóvel com paixão, persistência e uma vida inteira de dedicação.

Teodomiro Dias Lourenço sempre soube que queria trabalhar numa área de que realmente gostasse, pois sempre acreditou que “para se trabalhar bem, tem de se gostar do que se faz”.

Aos 15 anos entrou no mundo da mecânica pelas mãos de José Macário. Passando, mais tarde por outras oficinas e mestres, como António Brás e Manuel Tavares, com quem consolidou o gosto pelo ofício e aprendeu os fundamentos que marcariam toda a sua carreira.

Já trabalhava quando tirou formação no Centro de Ensino Técnico e Orientação Profissional, através de ensino por correspondência. Entre 1971 e 1972 concluiu os cursos de Mecânico de Automóveis e de Técnico de Localização de Avarias, um passo importante para quem já desmontava motores e engrenagens com alguma agilidade.

Em 1980, com 28 anos, decidiu que tinha chegado o momento de ter o seu próprio espaço. Começou por trabalhar por conta própria na Tareja, num armazém cedido pelo sogro, sob o nome Auto-Solar das Sobreiras. Aos poucos, e com muito esforço, começou a construir de raiz o armazém onde a oficina se encontra atualmente. Foram muitas as madrugadas passadas a trabalhar para que a construção evoluísse mais depressa. Ao fim de pouco mais de 3 anos pode mudar-se para a localização atual, já sob o nome Auto Reparadora TLourenço. Desde então, dedica-se a quase todas as áreas da mecânica automóvel, deixando apenas a parte elétrica para colegas especializados.

Na altura, São Brás de Alportel fervilhava de atividade na área mecânica. Teodomiro conta que chegaram a existir 23 oficinas de mecânica automóvel no concelho. Contudo, diz nunca ter sentido a concorrência como um obstáculo, pois sempre houve trabalho suficiente e um ambiente de entreajuda entre estes profissionais da mesma geração. Ao longo dos anos, teve muitos clientes locais e de fora e chegou a ter a trabalhar ao seu lado três pessoas. Atualmente trabalha apenas com um funcionário, mas continua ele próprio “a meter as mãos à massa”, porque gosta de dar o exemplo e não sabe, nem quer, parar. Reformado há vários anos, mantém o ritmo e a presença diária na oficina.

Contudo, Teodomiro reconhece que o setor transformou-se profundamente ao longo dos últimos anos. A tecnologia evoluiu e tornaram as reparações mais complexas ou inacessíveis, os impostos aumentaram e os equipamentos tornaram-se caríssimos. Hoje, só em máquinas, os custos somam muitos milhares de euros.

Para Teodomiro, a verdadeira “concorrência” não são as outras oficinas, mas sim a evolução dos tempos: motores cada vez mais fechados, peças que já não se encontram e motores que já não se reparam, substituem-se.

Ainda assim, enquanto poder, por si e pelos muitos clientes que já são amigos, Teodomiro não desiste. Procura soluções, improvisa, resolve e mantém viva a essência da mecânica tradicional.

A altura de abrandar aproxima-se, mas Teodomiro diz que isso significará fechar a oficina, uma vez que os filhos seguiram outros caminhos. Gostaria de passar o negócio a alguém disposto a aprender e a dar continuidade ao ofício de uma vida inteira, mas reconhece que isso se tornou cada vez mais difícil: a profissão atual é mais tecnológica, complexa e dispendiosa, e, na sua visão, perdeu parte da magia que sempre a caracterizou. Até lá, mantém-se presente no seu espaço, ativo e dedicado, fiel a um ofício que acompanha toda a sua vida e que ainda não está pronto para largar.


Não perca esta rota e descubra estes espaços tradicionais que fazem parte da nossa História! Pode descobrir mais no sítio do município em www.cm-sbras.pt

Coordenação: Marlene Guerreiro
Textos: Sofia Silva / Verónica Chapuça
Sugira-nos lojas e empresas com história. Contacte-nos: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt