Logo Jornal Sambrasense 2025
29 de Janeiro de 2026

Mensal, dia 20 | 1,50€ (c/IVA)
PRESIDENTE BRUNO SOUSA COSTA | DIRECTOR JOSÉ PEREIRA
CHEFE DE REDAÇÃO ISA VICENTE | PAGINADORA STEFANIE BOUCINHA

11 Setembro, 2025 | Local

Nova Direção do Núcleo Distrital do Algarve da SEDES toma posse em São Brás de Alportel

A nova direção do Núcleo Distrital do Algarve da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assumiu funções no passado dia 1 de agosto, em São Brás de Alportel, com um apelo claro à participação cívica, à diversidade de pensamento e ao reforço do desenvolvimento regional.

Nova Direção do Núcleo Distrital do Algarve da SEDES toma posse em São Brás de Alportel

A cerimónia de tomada de posse contou com as intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, responsável pelo pelouro da participação, que realçou a tradição de forte envolvimento cívico enraizada na história do concelho; e do presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, que sublinhou a relevância deste momento como ponto de partida para um novo ciclo de trabalho em prol do Algarve.

Diversas personalidades regionais marcaram presença na sessão, que incluiu também a conferência “A Economia do Algarve e os Desafios do Futuro”, proferida por Luís Serra Coelho, da Universidade do Algarve, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O empresário sambrasense Paulo Bernardo assumiu a presidência do núcleo distrital, apresentando as principais linhas de ação para o mandato. A sessão contou ainda com a participação do presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza, que partilhou a sua ligação pessoal e afetiva a São Brás de Alportel — terra republicana onde viveu momentos marcantes desde a juventude — e deixou uma intervenção eloquente sobre o papel da cidadania no desenvolvimento coletivo.

Fundada em 1970, a SEDES é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas, distinguindo-se ao longo das décadas pela promoção do debate democrático, pela aproximação à Europa e pela defesa dos direitos, liberdades e garantias, mantendo sempre a sua independência face a ciclos políticos.


Isa Vicente