ASSOCIATIVISMO: MOTO CLUBE CELEBROU 30 ANOS RODEADO DE AMIGOS

“A base de tudo é o companheirismo, amizade e respeito.”

O jornal O Sambrasense conversou com alguns elementos do Moto clube de São Brás que estão no clube há 30 anos, desde o ano de fundação, são eles: Franklim Gago, Rui Belchior, Thierry Leal, Alain Belchior e o Presidente Miguel Jesus.

A história começa como a maior parte dos clubes, com o companheirismo entre amigos que se reuniram, mais concretamente, no café Cowboy, onde agora é o Buémio, após várias saídas deste grupo de amigos que tinham como paixão as motas, decidiram fundar o Moto Clube.

Primeiramente, informaram o Moto Clube de Faro, que acabou por apadrinhar o projeto, criando assim em 1992 o primeiro e único moto clube em São Brás de Alportel.

A sede do Moto Clube inicialmente foi no café cowboy de Luís Alberto, Presidente do Moto Clube nos primeiros anos, até que se mudaram para a sede atual, antigo posto da GNR.

Um espaço totalmente remodelado pelos elementos do moto clube, feito por fases, até à estrutura fenomenal que dispõe atualmente. 

Ao longo do ano realizam vários eventos, sendo o primeiro em fevereiro, o “Invernal”, uma iniciativa sem música, nem telemóveis, apenas com uma fogueira e bons amigos à volta. Ao dia 28 de março é a celebração do aniversário do moto clube e no Verão há a famosa Concentração das Motas, sempre no mês de agosto. 

Recordam a primeira concentração com muita nostalgia: “Tínhamos apenas 7 geradores. Tivemos que pedir material aos nossos padrinhos do Moto Clube de Faro, mas conseguimos fazer. No primeiro ano não havia palco, mas fizemos logo no espaço da Fonte Férrea. Nunca tinha havido uma concentração de motas em São Brás. “  

Participam ainda em eventos locais em parceria com a Câmara Municipal e já dispõem de material e infraestruturas para facilitar a organização de várias iniciativas com outras associações.

Atualmente, o moto clube dispõe de 35 membros e mais alguns pré-membros, sendo o Miguel Jesus, o Presidente há cerca de 15 anos, que faz um balanço muito positivo de todo o percurso.

“Isto aqui é uma família, não é de sangue, mas é família. Os nossos filhos crescem aqui. Nós passamos todo o tempo livre aqui.” Sublinham este grupo de amigos.

Ansiosos por retomar as atividades, prometem haver surpresas para a Concentração este ano, com muitas novidades, algumas mudanças de espaços.

A Fonte Férrea é o espaço que tem acolhido as concentrações, contando o Presidente, Miguel Jesus, que algumas pontes foram construídas por eles mesmos e melhoradas pela Câmara Municipal, uma parceria muito estreita, que tem dado frutos, com a remodelação do espaço da Fonte.

“A base de tudo é o companheirismo, amizade e respeito. Celebramos sempre todos os anos com os membros a evolução de 10, 15, 20, 25 e agora 30 anos” terminam.

Os 30 anos foram celebrados no passado dia 2 de abril na sede do Moto Clube onde foram recebidos centenas de amigos e visitantes até mesmo do estrangeiro. Mais uma prova do apreço e amizade que existe perante esta associação que tanto tem elevado o nome de São Brás além fronteiras.

Outras Notícias