Logo Jornal Sambrasense 2025
16 de Outubro de 2025

Mensal, dia 20 | 1,50€ (c/IVA)
PRESIDENTE BRUNO SOUSA COSTA | DIRECTOR JOSÉ PEREIRA
CHEFE DE REDAÇÃO ISA VICENTE | PAGINADORA STEFANIE BOUCINHA

25 Setembro, 2025 | Entrevistas, Imigrantes

Os nossos imigrantes: Dawn-Marie Wedlock e Stephen Bland

“Os nossos imigrantes”… Espaço mensal de encontro intercultural

Hoje vamos ao encontro de Dawn-Marie Wedlock e Stephen Bland, um casal britânico que trocou o Reino Unido pelos encantos de São Brás de Alportel..

Dawn-Marie Wedlock e Stephen Bland

Dawn-Marie e Stephen visitaram Portugal pela primeira vez em 2016. Numa passagem pelos Barrabés encontraram uma casa pela qual se apaixonaram. Foi tão forte esse amor que decidiram torná-la o seu lar. E assim, o que começou como uma decisão impulsiva, acabou por abrir caminho a uma nova etapa na vida deste casal, que casou nesse mesmo ano, após 4 anos de relação.

Durante algum tempo Dawn-Marie e Stephen dividiram a vida entre Portugal e Inglaterra. Até que em 2019, altura em que se reformam, decidiram mudar-se definitivamente para São Brás de Alportel, onde recebem regularmente os seus familiares que adoram os ares do coração do Algarve. Nos primeiros tempos, especialmente durante os anos da pandemia, a integração foi lenta, mas a música e a dança ajudaram a criar um elo mais forte com a comunidade.

A música e a atividade física sempre foi, aliás, elemento importante na vida deste casal. Dawn-Marie, com formação em jornalismo na área do fitness e bailarina profissional, sempre teve o ritmo no corpo. Já em Portugal participou no Rancho Típico Sambrasense e integra atualmente o grupo das Marchas Populares do Museu do Traje. Stephen serviu a Marinha Real Britânica durante muitos anos, participando na ação nas Falklands em 1982, seguindo depois uma carreira muito diferente como polícia durante 20 anos. O seu principal hobby é tocar saxofone, encontrando neste uma forma de se ligar à cultura local, tocando entre amigos e eventos sempre que encontra oportunidade.

Juntos participam em bailes e festas tradicionais portuguesas, sendo muitas vezes os únicos estrangeiros presentes, curiosidade que nunca os impediu de desfrutar da alegria de dançar. Apaixonados pelo estilo de dança Jive, viajam frequentemente até Espanha para eventos de Rock and Roll e Rockabilly, e por cá não perdem uma boa festa ou espetáculo cultural.

Atualmente Dawn-Marie partilha sessões de exercício físico no Museu do Traje, mantendo viva a sua ligação ao mundo do bem-estar. Stephen, por sua vez, integra a equipa de voluntários dos Amigos do Museu.

Além da música e da cultura, a natureza também ocupa um lugar especial nas suas rotinas. São jardineiros dedicados do seu jardim particular, onde já receberam diversos eventos solidários e ponderam vir a receber pequenos casamentos.

Este casal inglês sente ter encontrado em São Brás de Alportel o equilíbrio ideal entre tranquilidade, vida social e qualidade de vida. Apreciam o clima, a simpatia das pessoas e a proximidade de serviços essenciais. O pôr do sol diário é, para eles, uma dádiva que faz cada diz valer a pena.

Cidadãos atentos, não deixam de expressar o seu desagrado e preocupação com questões ambientais, como o lixo que vêm lançado nas bermas das estradas, sendo muitas vezes intervenientes com limpezas regulares nas redondezas da sua moradia, contribuindo de forma discreta, mas eficaz, para um concelho mais limpo.

Outro aspeto que gostariam de ver melhorado é a divulgação dos eventos culturais: acreditam que uma comunicação mais clara e atempada permitiria a todos aproveitar melhor a riqueza cultural de São Brás de Alportel.

Mais do que residentes, Dawn-Marie e Stephen são parte ativa da comunidade de São Brás de Alportel. O entusiasmo com que abraçaram a cultura local, o espírito solidário e a forma como criaram raízes fazem deles um exemplo de verdadeira integração.


Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel, sob coordenação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes,
localizado no Centro de Apoio à Comunidade
Texto: Sofia Silva /Verónica Chapuça
Caso gostasse que a sua história ou a história de alguém que conhece, fosse contada nesta coluna, contacte-nos: tel. 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt