Logo Jornal Sambrasense 2025
29 de Janeiro de 2026

Mensal, dia 20 | 1,50€ (c/IVA)
PRESIDENTE BRUNO SOUSA COSTA | DIRECTOR JOSÉ PEREIRA
CHEFE DE REDAÇÃO ISA VICENTE | PAGINADORA STEFANIE BOUCINHA

14 Janeiro, 2026 | Entrevistas, Imigrantes

Os nossos imigrantes: Eliane Moreira Bezerra

“Os nossos imigrantes”… Espaço mensal de encontro intercultural

Este mês estivemos à conversa com mais uma são-brasense que chega de outros cantos do mundo, exemplo de integração na nossa comunidade.

Eliane

Natural de Belém do Pará, no Brasil, Eliane Moreira Bezerra chegou a São Brás de Alportel através de uma visita ao filho que já residia no concelho. O que começou como uma simples passagem acabou por se transformar numa escolha de vida. O ritmo sereno, aliado à qualidade de vida que aqui encontrou, conquistou-a e fez com que a decisão de ficar surgisse quase sem pensar.

Formada em Pedagogia, construiu no Brasil um percurso sólido e diversificado na área da Educação. Ao longo dos anos, desempenhou funções como diretora escolar e coordenadora pedagógica, trabalhando também nas áreas da Educação Especial e da Educação Emocional Positiva. Atualmente, aos 62 anos, continua ligada ao setor educativo, desenvolvendo projetos na área da educação e da psicanálise, área onde foi cofundadora do Instituto Andrea Vermont do Brasil, concluiu a sua formação e continua a fazer parte. Atualmente, mantem um compromisso com a formação, o crescimento pessoal e o desenvolvimento humano.

Com raízes familiares em Portugal, fruto da herança do avô português e da nacionalidade da mãe, a ligação a este país sempre esteve presente na sua história. Mais tarde, o filho veio viver para Portugal e foi assim que conheceu São Brás de Alportel, terra onde vivia. Na altura veio para visitar o filho e os netos, não estando nos seus planos viver em Portugal, mas encantou-se pelo concelho e decidiu ficar. Encontrou aqui um forte sentimento de acolhimento e proximidade, sentindo-se desde cedo integrada na vida da vila. Apesar de, entretanto, os filhos terem seguido para outra zona do país, Eliane não quis deixar São Brás de Alportel. Graças à internet, mantém contacto regular com a família e, sempre que possível, viaja ao Brasil para visitar a mãe.

Considera que a sua adaptação à vida em São Brás foi muito natural, estando apenas a faltar a concretização na área profissional. Eliane sente que a sua profissão não é reconhecida da mesma forma em Portugal, uma vez que a formação em Pedagogia, tal como existe no Brasil, não tem correspondência direta no país. Por esse motivo, aguarda oportunidade para concretizar vários projetos na área da educação direcionados a crianças e jovens, nas áreas da prevenção do consumo de drogas, do combate à violência sexual e de ações de carácter religioso, com o objetivo de aproximar famílias, jovens e comunidade, que acredita poderem ter um impacto positivo no concelho. É grande a sua vontade de contribuir na área da educação e de colocar a sua experiência ao serviço da comunidade.

Sem desanimar, encontrou noutros espaços formas de partilha, envolvimento e pertença. Participa ativamente no quotidiano da comunidade, sendo uma das artesãs da Casa do Artesão, onde apresenta trabalhos como terços e bijuteria feitos com pétalas de rosas, técnica que aprendeu e trouxe do Brasil, e colabora em diversas atividades da Paróquia de São Brás de Alportel.

Valorizando cada experiência e cada encontro, Eliane encontrou no ambiente calmo e humano da vila um espaço de equilíbrio e inspiração. A tranquilidade do dia a dia é um dos aspetos que mais aprecia, reforçando a ideia de que São Brás de Alportel é, para si, um bom lugar para viver, aprender e partilhar experiências.

São Brás de Alportel, janeiro de 2026


Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel, sob coordenação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes,
localizado no Centro de Apoio à Comunidade
Texto: Sofia Silva /Verónica Chapuça
Caso gostasse que a sua história ou a história de alguém que conhece, fosse contada nesta coluna, contacte-nos: tel. 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt